A) por que houve ampliação da produção da energia eólica no brasil?

O Brasil é um país cuja produção de eletricidade baseou-se, historicamente, na dependência de duas principais matrizes: a hidrelétrica, predominante e prioritária, e a termoelétrica, cuja maioria das usinas opera somente em tempos de baixa da primeira matriz citada. Por esse motivo, a expansão da energia eólica no Brasil surge a partir da necessidade de diversificação das fontes energéticas do país para que este fique menos suscetível a crises no setor e também gere menos impactos ao meio ambiente.

Embora a produção de energia a partir dos ventos ainda seja pouco representativa no território brasileiro, é perceptível a evolução do setor no país ao longo dos últimos anos. Em 2014, segundo dados do Governo Federal, o Brasil ultrapassou a Alemanha no que se refere à expansão da energia eólica, atingindo o segundo lugar mundial, atrás apenas da China, que é o país que mais investe em fontes energéticas no mundo em razão de sua alta demanda.

No ano de 2002, o governo brasileiro criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), cujo objetivo era ampliar as matrizes que geram menos impactos ambientais, dentre elas a eólica, a solar, a geotérmica e outras. A partir daí, a expansão da energia eólica no Brasil ocorreu graças a parcerias entre o poder público e a iniciativa privada por intermédio da realização de leilões e concessões públicas para empresas interessadas durante um período de, geralmente, 20 anos. O primeiro leilão ocorreu no ano de 2009 e envolveu empreendimentos em cinco estados da região Nordeste.

Embora a expansão do setor de energia eólica seja considerável nos últimos anos, os dados revelam que os valores ainda são incipientes para se dizer que há um processo de diversificação energética em curso no Brasil. Afinal, com a concretização de todos os projetos atualmente em curso, essa matriz será responsável por apenas 8% de toda a eletricidade no país em um futuro próximo.

Todavia, alguns dados merecem destaque: em 2003, o Brasil produzia somente 22 MW (megawatts) de eletricidade a partir de fontes eólicas, valor que aumentou para 602 MW em 2009 e aproximadamente 1 GW (gigawatts) em 2011. Recentemente, no ano de 2014, o país atingiu algo em torno de 5 GW, com a expectativa de elevação para 13 GW até 2018. Apesar de relevantes, esses números ainda são muito pequenos perante o potencial que o território nacional possui, que é calculado em aproximadamente 140 GW.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A) por que houve ampliação da produção da energia eólica no brasil?

Parque eólico no município de Osório, Rio Grande do Sul (2008) *

A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região. Em segundo lugar, fica o sudeste, com 29,7 GW; seguido pelo sul, com 22,8 GW; o norte, com 12,8 GW; e o centro-oeste, com uma capacidade de 3,1 GW.

O estado brasileiro que mais produz energia eólica é o Rio Grande do Norte, que, até 2013, tinha uma capacidade instalada de 1.339,2 MW e uma expectativa de crescimento para 3.654MW até 2018. A seguir, temos uma tabela que sintetiza as principais unidades federativas do país nesse quesito:

A) por que houve ampliação da produção da energia eólica no brasil?

Principais estados brasileiros em produção de energia eólica no Brasil

Além de ser importante no processo de diversificação da produção de eletricidade e diminuição da dependência de energia no Brasil, a expansão das fontes eólicas é necessária também por gerar menores impactos ambientais, como aqueles proporcionados na ativação de termoelétricas. Por isso, os investimentos nessa e em outras fontes, embora estejam se intensificando, precisam expandir-se ainda mais a fim de gerar uma maior gama de resultados e garantir um melhor desenvolvimento do país em termos de infraestruturas.

* Créditos da imagem: Eduardo Fonseca/ Wikimedia Commons

Questão de Geografia - Por que houve ampliação da produção da energia eólica no Brasil?

Por que houve ampliação da produção da energia eólica no Brasil?

A utilização de energia eólica é vantajosa tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico.

A geração da energia solar aumentou quase 80% na primeira quinzena de dezembro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na quinta-feira 23.

Além da expansão da fonte solar, nos primeiros 15 dias deste mês houve uma ampliação da produção da energia eólica — obtida a partir da força do vento. Já a energia gerada por meio de fonte hídrica (água), não cresceu nem 1%, mesmo com a chegada de chuvas fortes registrada em outubro deste ano.

Com relação à produção de geração térmica, a forma mais cara e usada no país, foi observado um crescimento em novembro impulsionado pelas chuvas, principalmente na região Norte do país, segundo informou a CCEE. Apesar desse movimento, no comparativo de dezembro de 2021 com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição de mais de 10%.

No dia 10 de dezembro, uma usina localizada em Belo Monte, no Pará produziu quase quatro mil megawatts médios. Esse valor foi 10 vezes maior do que o registrado na mesma data de setembro — considerado o momento do auge do período de seca do estado.

-Publicidade-

Porque houve ampliacao da produção da energia eólica no Brasil?

Por esse motivo, a expansão da energia eólica no Brasil surge a partir da necessidade de diversificação das fontes energéticas do país para que este fique menos suscetível a crises no setor e também gere menos impactos ao meio ambiente.

Por que houve ampliação da produção da energia eólica no Brasil Quais os efeitos do uso desse tipo de energia sobre o meio ambiente?

A) A ampliação da produção de energia eólica no Brasil ocorreu para diversificar as fontes de energia que temos acesso, e também pois devido a presença de períodos secos o custo de produzir energia aumenta.

Por que a produção de energia eólica no Brasil está concentrada?

Resposta: Resposta: No Nordeste do Brasil, as condições favoráveis do vento, levaram a geração de energia por fonte eólica a bater recordes nos últimos anos. Por isso, podemos dizer que, hoje, o Nordeste é movido pelo vento! Dos 619 parques eólicos instalados no país, 523 estão localizados nesta região.

Como surgiu a energia eólica no Brasil?

A primeira turbina eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha , em 1992. Dez anos depois, o governo criou o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) para a utilização de fontes renováveis como a eólica, a biomassa e as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).