O comprimento do raio de uma circunferência corresponde em centímetros a uma das raízes da equação

497 palavras 2 páginas

Exercícios Complementares - Circunferência
1) Calcule o comprimento de uma circunferência de raio 40 cm. (Use π = 3,14)

2) Medindo o comprimento de uma circunferência com um barbante, obteve-se
94,2 cm. Qual a medida do raio e do diâmetro dessa circunferência?
(Use π = 3,14 )

3) O raio da roda de uma bicicleta mede 25cm.
a) Qual o comprimento da circunferência da roda?

b) Quantos centimetros a bicicleta percorrerá após a roda efetuar 30 voltas? (Use π = 3,14 )

4) Considerando que uma circunferência tem 25cm de raio, responda e assinale a opção correta. (Use π = 3,14 )

a) essa circunferência tem 1.570 cm de comprimento
b) essa circunferência tem 75 cm de diâmetro
c) essa circunferência tem 157 cm de comprimento

5)O raio de uma circunferência mede 10 cm. Determine o comprimento da circunferência? (Use π = 3,14 )

6)Em cada item abaixo, determine o comprimento da circunferência: (Use π = 3,14 )
a) o raio mede 5 cm

b) o diametro mede 30 cm

7) O comprimento da circunferência de uma das rodas de uma bicicleta ,mede 125,6 cm. Determine o raio. (Use π = 3,14 )

(8) Uma circunferência tem 10,5 cm de diâmetro. Qual é o comprimento dessa circunferência?

(9) a medida do raio de uma circunferência corresponde à medida da hipotenusa de um triângulo retângulo de catetos 9cm e 12cm. Determine o comprimento dessa circunferência.

(10) O comprimento de uma circunferência é 50,24 cm. Determine o comprimento do raio dessa circunferência.

(11) A medida do raio de uma circunferência, corresponde ao valor da raiz positiva da equação x2 – 10x – 24 = 0. Calcule o comprimento dessa circunferência.

(12) Uma pista circular tem 25 m de raio. Quantos metros percorre uma pessoa que dá 20 voltas em torno dessa pista?

(13) Ao percorrer uma distância de 6 280m, uma roda dá 2 000 voltas completas. Qual é o raio dessa roda?

(14) As rodas dianteiras de um trator tem 70 cm de diâmetro e as traseiras tem o


Relacionados

  • Atividade- Circunferencia

    497 palavras | 2 páginas

    Exercícios Complementares - Circunferência 1) Calcule o comprimento de uma circunferência de raio 40 cm. (Use π = 3,14) 2) Medindo o comprimento de uma circunferência com um barbante, obteve-se 94,2 cm. Qual a medida do raio e do diâmetro dessa circunferência? (Use π = 3,14 ) 3) O raio da roda de uma bicicleta mede 25cm. a) Qual o comprimento da circunferência da roda? b) Quantos centimetros a bicicleta percorrerá após a roda efetuar 30 voltas? (Use π = 3,14 ) 4)….

  • Circulo e circunferência

    2277 palavras | 10 páginas

    180º - 180º - 360º Conteúdo: CIRCUNFERÊNCIA:  Espaço e Forma;  Circunferência e Circulo;  Relação entre a Circunferência e o Seu Raio e o Diâmetro; Série/Ano: 8° Ano Objetivos: Ao termino dessa oficina, espera se que o aluno seja capaz de:  Diferenciar circulo de circunferência;  Reconhecer o centro, raio, diâmetro, arco e corda de uma circunferência;  Reconhecer a relação existente entre o comprimento e o diâmetro de uma circunferência;  Valorizar o pensamento matemático….

  • Tangencia e concordancia

    2253 palavras | 10 páginas

    Lembrando do primeiro princípio fundamental da concordância, concordar uma semi-reta com um ou mais arcos. ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Atividade 1 Se queremos, concordar uma semi-reta com origem em A, com um arco de circunferência, precisamos determinar o centro da circunferência tangente à semi-reta em A. Os candidatos a centro estarão na perpendicular à semi-reta que passa por A e vários arcos poderão ser determinados. 2) Concordar uma semi-reta com um arco passando por um ponto….

  • trabalhos

    2059 palavras | 9 páginas

    sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência. Por definição, "Pi" é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. "PI" será sempre o mesmo valor não importando o tamanho do círculo. Matematicamente, escrevemos o número "PI" () como: comprimento da circunferência / diâmetro. História: Os primeiros vestígios de uma estimativa de , encontram-se do Papiro de Rhind….

  • Relatorio de estagio iii

    9096 palavras | 37 páginas

    O objetivo do Estágio Curricular Supervisionado III é oferecer aos acadêmicos a experiência do aprender fazendo, no campo profissional, propiciando a complementação da sua formação acadêmica. O Estágio Curricular Supervisionado III é uma atividade de caráter prático, de aprimoramento profissional, visando à complementação do processo ensino-aprendizagem. Com isso possibilitamos a integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Licenciatura em situações reais. Oportunizando….

  • Concordancias no Desenho Técnico

    2158 palavras | 9 páginas

    o nosso dia-a-dia tecnicamente desenhado. CONCORDÂNCIA E TANGENCIA Concordância é a passagem suave de uma linha para outra. Por exemplo, para uma linha reta se prolongar para um arco de circunferência, em concordância, é necessário que a circunferência seja tangente à reta. O ponto de tangência é o ponto onde termina a reta e começa o arco. Ao ponto de tangência também se chama ponto de concordância. PROPRIEDADES DE CONCORDÂNCIA Definição: Concordar duas linhas….

  • Professor

    4596 palavras | 19 páginas

    FORMAÇÃO CONTINUADA- TAREFA 2 MATEMÁTICA- 1º ANO – 4º BIMESTRE/2013 PLANO DE TRABALHO- TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA CURSISTA: SANDRA DOS SANTOS MAIA TUTOR: RODOLFO GREGÓRIO DE MORAES INTRODUÇÃO Este projeto tem como objetivo facilitar a compreensão por parte dos alunos dos conteúdos relacionados à matemática, onde os conteúdos abordados são trabalhados com software Geogebra. Buscando aperfeiçoar os estudos e também visto que, determinados conteúdos da matemática….

  • Pedagogia

    886 palavras | 4 páginas

    Pólo: Sarandi Acadêmico (a): Márcia de Oliveira Lopes. Ra. 66530 Plano de Aula Tema: Círculos e circunferências. A atividade proposta será realizada em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Conteúdo específico: Medidas da área e comprimento dos círculos e circunferências, assim como construção de conceitos de diâmetro, raio e PI. Tempo de desenvolvimento: Esta atividade esta dividida em duas etapas de 90 minutos cada, com um intervalo para o recreio (lanche), para que o aluno….

  • Aula supervisionada 2ano

    443 palavras | 2 páginas

    Compreender RECURSOS: Quadro branco e folha de atividades. METODOLOGIA: Iniciaremos a aula comentando que iremos estudar arcos e ângulos, e revisaremos com os alunos alguns conceitos, tais como: arco geométrico, medida e comprimento de um arco, unidades de um ângulo e comprimento , arco e ângulo central, comprimento de uma circunferência de raio r e medida de uma circunferência em graus. Quando necessário, usaremos o quadro para ilustrar as circunferências, de modo a nos auxiliar na explicação. Como….

  • geogebra

    556 palavras | 3 páginas

    Posição relativa entre duas circunferências. Com ajuda do software geogebra ATIVIDADE PRÁTICA Autora: Samantha da Silva Vargas O EXPERIMENTO SINOPSE Nesta aula utilizaremos o software Geogebra para demonstrar as características da circunferência trigonométrica. Primeiro os alunos farão alguns círculos utilizando os comandos do geogebra, depois irão compará-los com as ferramentas do Geogebra.….

Outros Trabalhos Populares

Como calcular o comprimento do raio da circunferência?

Para calcular o valor do comprimento da circunferência, utilizamos a fórmula C = 2πr, em que r é o raio do círculo, e π (lê-se: pi) é uma constante, representada por esse símbolo por ser uma dízima periódica.

Quantas vezes o raio cabe no comprimento da circunferência?

Conhecido o valor do raio, o comprimento da circunferência é dado pelo dobro do produto do raio por π (número irracional cujo valor aproximado é 3,14).

Qual o comprimento de uma circunferência de raio unitario?

Com base nessa descoberta, o comprimento de uma região limitada por uma circunferência é calculada através da expressão matemática C = 2 * π * r.

Qual o comprimento de uma circunferência de 8m de raio?

Comprimento da circunferência é obtido pela equação 2''pi''r, ou seja, 2 vezes pi, multiplicando-se pelo raio. Pi=3,14.